Receita de Leite Vegetal de Castanha-de-Caju

Saudável, saboroso e simples de preparar, a receita de leite vegetal de castanha-de-caju é uma alternativa surpreendente ao leite comum. Se você está pronto para explorar uma nova opçãode sabor e nutrição, esta receita é para você.

A chef Ingrid França da Lord Vegan vai te mostrar como fazer seu próprio leite de castanha de caju e desfrutar de uma jornada culinária deliciosa

Receita Vegana – Sem Leite – Sem Glúten – Sem Lactose – CONTÉM CAJU (outras opções utilizando o mesmo processo, estão nas dicas no final do post)

Rendimento: aproximadamente 700ml

Validade: Recomendado consumir em até 48 horas 

Tempo de preparo: 8h (molho) + 10min (preparo)


Pré-preparo:

Coloque as castanhas em uma vasilha, cubra com o dobro de água filtrada e deixe de molho de 8 a 12 horas. Você vai perceber que as castanhas ficam bem macias. 


Preparo: 

Descarte a água do demolho. Lave bem. Coloque em um liquidificador, adicione a água nova filtrada indicada (ou mais se preferir) e bata por uns minutos. Coe com o auxílio do tecido de voal.



Acompanhado com café, cacau e frutas, o leite vegetal também pode ser utilizado em preparos culinários. Esse de castanha de caju eu considero um desses super coringas da cozinha!

Sua extração nos concede o leite vegetal, podendo transformar-se em substituto do creme de leite e até em leite condensado reduzido com açúcar demerara. 

Possui baixo índice glicêmico, é excelente fonte de ferro e vitaminas do complexo B. 

Detalhe básico: para realizar a extração vegetal e obter um líquido fluido e sem resíduos, utilize um coador de voal/organza ao invés de uma peneira. Esses tecidos indicados são de fácil secagem e evita a profileração de fungos e bactérias.

Receita:

1 xícara de castanhas de caju cruas;

3 a 4 xícaras de água filtrada (medida para liquidificar).


Dicas!



  • Guarde sob refrigeração, em um recipiente fechado, por até 3 dias de molho: necessário para neutralizar o ácido fítico ou fitato (antinutriente que dificulta a absorção de minerais e vitaminas, além de causar desconfortos gastrointestinais) presente naturalmente no alimento. 
  • Você pode adicionar essência/extrato de baunilha, tâmaras ou passas brancas para agregar dulçor.
  • Não jogue fora os resíduos do leite vegetal. Em um pote hermético, armazene sob refrigeração por até 2 dias. Tempere a seu gosto para comer com pães, torradas e saladas ou utilize para recheios de bolo, bombons, etc. Use a criatividade a seu favor e bom apetite!
  • Outras opções: arroz, coco, aveia, soja, inhame, além de toda a gama de oleaginosas caso você não possua alergia a esse insumo. A extração basicamente será a mesma, tendo mudança em alguns detalhes na receita. Você pode fazer combinações entre esses ingredientes e criar leites com sabores irreverentes e extremamente saborosos!

Bom apetite! 💚

Espero que vocês tenham gostado da receita de leite vegetal de castanha-de-caju feita pela chef Ingrid!

Veja também uma dica de Receita de Mousse de Maracujá delicioso


ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙

#ilergic #receitas #alimentacaosaudavel #semlactose #semgluten #semleite #receitavegana #vegan #juntossomosmaisfortes

Um comentário

Os comentários estão encerrados.