Dia da Escola – Merenda Inclusiva 🥗

Hoje, 15 de março, celebra-se o dia da escola, esta data permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos, além de oportunizar ações e atividades educativas junto da comunidade.

A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo e como ele convive em sociedade, por isso, a escola deve ser um local digno e que atenda todos de forma igualitária, por isso, aproveitamos o dia de hoje para destacar algumas iniciativas que promovem uma boa alimentação, além da inclusão e a integração de alunos que possuem restrições alimentares, algo pouco falado mas que é direito de todo cidadão.

Destacamos abaixo algumas reportagens que destacam a importância da merenda inclusiva.


Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a prefeitura de Balneário Camboriú em Santa Catarina, oferta cardápios distintos de acordo com a faixa etária da criança.

Alguns alunos da Rede Municipal, têm restrição alimentar, onde as doenças mais comuns são intolerância à lactose; doença celíaca; alergia ao leite de vaca e múltiplas alergias, como a temperos. Para essas restrições os alimentos comuns são substituídos. Por exemplo, quem é alérgico a leite de vaca recebe o leite de soja, ou de arroz, ou ainda sucos. As merendeiras da Rede Municipal participam de constantes cursos de capacitação, informando a responsabilidade sobre essa alimentação e o perigo da ingestão de um alimento impróprio.

Alguns alimentos bastante consumidos já são padronizados na Rede; caso do pão, que é feito pelas agentes de alimentação, sem leite e sem ovo, para que quase todas as crianças possam comer, unificando parte da merenda.


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Merenda Escolar
Arquivo Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Já a rede estadual de educação do Paraná, destaca que separa um valor destinado à merenda escolar, para alunos que possuem necessidades alimentares especiais, sendo alguns dos produtos, como biscoitos, macarrão e achocolatado, específicos para os alunos que têm diabetes, doença celíaca e intolerância à lactose.


Em Vitória no Espírito Santo, a alimentação escolar é oferecida para quase 45 mil crianças e estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diariamente são servidas em torno de 80 mil refeições, totalizando 16 milhões de refeições por ano.

A alimentação escolar contribui diretamente para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e estudantes, sendo primordial para a aprendizagem, o rendimento escolar e também a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Os alimentos servidos nas escolas compõem cardápios balanceados e que garantem as necessidades nutricionais recomendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ainda contemplam opções específicas para estudantes que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Os cardápios também são elaborados considerando a cultura alimentar local, de acordo com a matéria.


Lembramos que a alimentação saudável é direito de todos os alunos matriculados na rede pública durante o período letivo. É dever do Estado e promover e incentivar a alimentação saudável, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 e na Lei Federal nº 12.982/14.

Recomenda-se para que pais de alunos que possuem Diabetes, Intolerância à Lactose, Doença Celíaca ou outra condição que possa demandar alimentação escolar diferenciada, formulem um requerimento junto a escola, anexando sempre o diagnóstico e recomendações médicas e nutricionais.

Baixe o modelo de requerimento desenvolvido pelo Jus Brasil:

MODELO DE REQUERIMENTO PARA CARDÁPIO ESPECIAL


Fontes:


ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙

#ilergic #saude #alimentacao #DiaDaEscola #MerendaEscolar #IntoleranciaALactose #DoencaCeliaca #Diabetes #AlergiaAlimentar #RestricaoAlimentar