No último dia primeiro 01 de outubro, tivemos o Dia Mundial da Urticária, data criada em 2014 pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), uma associação espanhola sem fins lucrativos que promove ações para conscientização e melhoria na qualidade de vida do povo espanhol.
O que é Urticária?
A Urticária é uma irritação na pele comum que causa coceira, vermelhidão e ardência. Ela pode ser classificada em: aguda e crônica. Além dos reflexos visíveis na pele, a urticária pode impactar no sono e também no relacionamento profissional, com familiares e amigos.
Na urticária aguda, a duração é inferior a seis semanas, constituída por um único episódio transitório e autolimitado. A crônica por sua vez pode persistir ativa por meses ou anos.
A Urticária Crônica é uma doença que atinge mais de 1 milhão de brasileiros e cerca de 20% da população mundial terá pelo menos uma vez durante sua vida, um episódio de urticária, seja ela crônica ou aguda.
Segundo a coluna do Dr. Drauzio Varella no Uol, a Urticária Crônica se divide em induzidas e espontânea. A induzida se dá devido a reação alérgica ser desencadeada por alguns alimentos como frutos do mar, ovos, nozes, leite, também picadas de inseto, ou até mesmo à exposição ao frio e calor.
A Urticária Crônica Espontânea – UCE
Ao contrário da Urticária aguda e na crônica induzida, na UCE, é difícil determinar os fatores desencadeantes na maioria dos episódios, porém estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune.
Como a UCE ainda é relativamente desconhecida e não se sabe ao certo suas causas, não é raro que quem sofre com a doença busque respostas para a “causa” das lesões na pele o que muitas vezes faz com que excluam da rotina o consumo de muitos alimentos, cosméticos e medicamentos.
O diagnóstico das Urticárias, se dá através de histórico clínico, hábitos alimentares e exames de sangue e testes cutâneos. A urticária crônica não tem cura, mas as crises podem ser controladas com medicamentos. O tratamento se estabelece de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, portanto consulte um médico especialista!
Lembramos que o aplicativo ilergic pode contribuir para que quem sofre com a urticária desencadeada por alimentos, tenha mais segurança e evite o consumo de produtos que contenham os ingredientes que induzem a urticária.
Fonte e consulta:
- https://saude.novartis.com.br/urticaria/
- http://www.alergoderme.com.br/2015/12/urticaria-angioedema/
- https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/urticaria/
#ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙
#saude #alimentacao #urticaria #UCE #tudosobreUCE #alergia #alergias #juntossomosmaisfortes