Sobrevivendo com Dermatite

Oi, você aí do outro lado da tela. Imagino que se você está aqui neste texto é porque sua manifestação alérgica, ou a de alguém que você conhece, ocorre na pele, assim como a minha. Então, para começar quero deixar claro que não existe pele perfeita, com ou sem alergias.


Três dicas de sobrevivência para quem tem dermatite


Começo o texto falando isso porque pra mim foi um caminho muito longo para aceitar o corpo e a pele que eu tenho. Levei muito tempo pra chegar até aqui e mesmo assim, tenho que dizer, que tem dias que estou em crise e só quero ficar escondida.

Mas acho que tá tudo bem isso acontecer as vezes, o que não tá tudo bem é você deixar de usar uma roupa que gosta porque quer esconder sua pele, ou não sair de casa por causa disso. 

Pensando nisso reuni aqui algumas dicas que me ajudaram nesse processo de aceitação e compartilhei mais sobre a minha jornada. Espero conseguir te ajudar de alguma maneira <3


Fonte: Instagram Alérgico

Fale com a sua família


Durante algumas crises mais intensas, minha família ficava muito preocupada e ficava o tempo todo dizendo como minha pele estava atacada, vermelha, que eu devia parar de me coçar.

Eu sei que quando eles falam isso é com a melhor intenção possível e o coração mais cheio de amor do mundo, mas as vezes eu sentia que minha pele virava o centro das atenções.

Isso era muito ruim, porque eu sabia que não estava bem, e todo mundo ficar falando não me ajuda, só piorava, na verdade. plugins crack

Conversei sobre isso com eles e pedi, com muito respeito, que parassem de falar tanto sobre minha pele, expliquei que estava fazendo tudo que era possível para melhorar e que a evolução é devagar e às vezes vou estar pior.

Estou compartilhando isso aqui porque às vezes a gente não se sente bem com vários comentários, e os comentários agressivos são fáceis de identificar e tentar barrar, mas as vezes, comentários cheios de amor também podem mexer com a gente, e tá tudo bem se acontecer.

Você precisa falar como se sente sempre. Dar limites também é auto cuidado.


Corte pessoas tóxicas


Não é só a comida que faz mal, relacionamentos também. Eu sei que parece um grande clichê, mas é verdade. easeus key 2022

Se você tem amigos ou familiares que não entendem seu processo, que não entendem como consumir leite, trigo, soja, ou qualquer outro alimento que você tem restrição, pode afetar sua saúde e que não estão dispostos a aprender sobre isso, não tem porque compartilhar sua vida com essas pessoas.

Claro que é importante ter em mente que ninguém nasce sabendo, ninguém nasce desconstruído, mas tem um limite. Se você está se esforçando para mostrar sua parte, como você se machuca e como se sente, e mesmo assim a pessoa não consegue se conectar com isso, é hora de repensar essa situação.

Comida não é só algo nutricional, tem muita interação social ao redor da mesa, e não vale a pena dividir esses momentos com quem não é capaz de entender seus desafios.


Procure ajuda quando precisar


Eu faço psicoterapia a anos e acredito muito nesse processo e consigo ver como ele me ajudou a melhorar minha pele e a me aceitar. Mas se você não acredita que terapia pode te ajudar, tá tudo bem também, desde que você esteja aberto a procurar ajuda se precisar.

Esse tópico está aqui mais como uma lembrete de que você não precisa passar por nenhuma dificuldade sozinho, você pode encontrar ajuda, e essa ajuda pode ser um psicólogo, um amigo, seu cônjuge… É muito importante ter uma rede de apoio para os momentos difíceis e isso não faz de você uma pessoa fraca, pelo contrário, faz de você uma pessoa muito corajosa, porque pra assumir as nossas vulnerabilidades a gente precisa de muita coragem sempre.


Eu espero que essas dicas te ajudem de alguma maneira, e se quiser trocar uma ideia é só me mandar uma mensagem pelo Instagram, o @_alergico.

Te vejo lá! 💚


ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙

#ilergic #dicas #alergia #alergiaalimentar #dermatite #dicas