Receita – Manjar de Coco đŸ„„

Receita Zero Lactose – Sem GlĂșten – Ingredientes de Origem Animal

por Chef Ingrid França – Lord Vegan

Conservação: Sob refrigeração 

Rendimento: Serve de 8 a 10 pedaços

Validade: Recomendado consumir em atĂ© 3 dias  

Ingredientes:

600 ml de leite vegetal (opçÔes: leite de aveia ou amĂȘndoas ou castanha de caju)

1/2 xĂ­cara de amido de milho

200 ml de leite de coco 

3/4 xĂ­cara açĂșcar refinado ou cristal ou demerara (mascavo)

1/4 xĂ­cara de coco ralado 

Modo de preparo:

Em uma panela, dissolva por completo o amido de milho Ă  quantidade de leite vegetal indicada. Ligue em fogo baixo, adicione os demais ingredientes e mexa sem parar atĂ© engrossar. 

Unte uma forma com Ăłleo vegetal e despeje o creme. Leve Ă  geladeira por atĂ© 4 horas antes de servir. 



Opção de finalização: Coulis/ molho de morango e gengibre 

Validade e Conservação: Manter na geladeira por 24h ou congelar por atĂ© 30 dias em pequenas porçÔes (ex: forma de gelo) para utilizar posteriormente. 

Ingredientes:

15 unidades de morangos maduros

Gotas de limĂŁo Tahiti ou Siciliano (para nĂŁo oxidar a cor)

AçĂșcar (para adoçar caso a fruta nĂŁo esteja tĂŁo doce)

Um pequeno pedaço de gengibre in natura (opcional)

  • Prepare as frutas: Selecione as frutas maduras e lave-as delicadamente. 
  • Faça o purĂȘ de fruta: Coloque os morangos e o gengibre no liquidificador e bata atĂ© formar um purĂȘ cremoso. É possĂ­vel peneirar o purĂȘ para retirar as sementes (opcional).
  • Adicione os demais ingredientes: Adicione o açĂșcar e o suco de limĂŁo no purĂȘ de morango e misture bem.

Dicas!

Decore a volta de seu manjar com pedaços de frutas frescas, como morangos, kiwis, framboesas, amoras, uvas e etc. Principalmente com as frutas da safra de dezembro. 

Leite vegetal: Como indicado nos ingredientes, as opçÔes de leite vegetal para essa receita sĂŁo versĂĄteis. O leite de amĂȘndoas Ă© uma excelente opção para esse manjar! 

Cuidado com os leites vegetais industrializados, pois alguns estĂŁo adoçados. 

Amido de milho: Fique atento ao rĂłtulo para confirmar a isenção do glĂșten. 

AçĂșcar: NĂŁo esqueça que o açĂșcar demerara influenciarĂĄ na cor de seu manjar. 

Caso queira substituir o açĂșcar por algum adoçante natural como o xilitol ou eritritol, adoce aos poucos (de colher de chĂĄ em colher de chĂĄ) atĂ© atingir o dulçor desejado. NĂŁo hĂĄ equivalĂȘncia entre esses adoçantes naturais e o açĂșcar. Cuidado para nĂŁo errar a mĂŁo, pois eles irĂŁo conferir sabor mentolado a sua receita! 

Leite de coco: vocĂȘ poderĂĄ utilizar o leite de coco industrializado ou produzĂ­-lo em sua casa. O leite extraĂ­do de forma caseira nĂŁo deve ser fluido e sim mais denso como o industrial. Para isso, utilize menos ĂĄgua na hora de processar a polpa do coco.

Óleo vegetal para untar: vocĂȘ poderĂĄ utilizar qualquer Ăłleo vegetal. Exemplo: Ăłleo de coco, Ăłleo de canola, Ăłleo de milho, etc. 

Finalização a seu gosto: com a tĂ­pica calda de ameixas pretas; estilo prestĂ­gio com uma calda de chocolate/cacau ou com coulis (molho Ă  base de purĂȘ de frutas). 


É sempre bom lembrarmos que a alegria e o amor serĂŁo sempre os melhores ingredientes e as melhores dicas para o sucesso na cozinha, pois fazem com que as coisas se tornem mais fĂĄceis e mais leves. 

Use sempre a criatividade e o bom humor.

Bom apetite!!! ❀


Sobre a Chef e o Lord Vegan 

Ingrid França, jornalista e chef de cozinha hĂĄ 8 anos, resolveu aprimorar seus conhecimentos na ĂĄrea alimentar e escolheu o veganismo como nova jornada. Com o propĂłsito de auxiliar na preservação da saĂșde, atravĂ©s de uma alimentação saudĂĄvel e inclusiva, preservando tambĂ©m o meio ambiente e consequentemente protegendo os animais, criou o projeto Lord Vegan.

“Gastronomia era apenas uma opção em meio a tantas profissĂ”es queridas. A experiĂȘncia na faculdade abriu novos horizontes e um olhar diferenciado ao prazer de comer. Algo que me ajudou muito nas viagens que realizei. PorĂ©m, apĂłs finalizar os estudos gastronĂŽmicos, migrei ao Jornalismo, outra ĂĄrea pretendida. E, na comunicação, o universo de possibilidades triplicou. GastrĂŽnoma e, agora tambĂ©m jornalista, estava pronta para continuar ampliando seus conhecimentos. Enxerguei no veganismo uma forma de mostrar aos demais que Ă© possĂ­vel sim transformar o mundo a partir de novas escolhas, criando novos hĂĄbitos e gerando novos resultados. Que toda ação bem feita e consciente reverberĂĄ de forma positiva ao planeta!”


ilergic – SaĂșde AlĂ©m do RĂłtulo 💙

#ilergic #receitas #alimentacaosaudavel #semlactose #semgluten