Olá pessoal, tudo bem? Queremos apresentar hoje um documentário sobre Doença Celíaca.
Trata-se do documentário: Não Contém Glúten!
Hoje foi dia da primeira exibição do documentário Não Contém Glúten. O projeto é feito por Kethleen Formigon para a disciplina Direção de documentário, lecionada pelo professor Cristiano Rodrigues do Curso de Rádio, Tv e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Sobre a idealizadora
Kethleen Formigon tem 21 anos, é estudante de Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonada por cultura sempre se envolveu em trabalhos artísticos.
Foi voluntária em grupos de teatro, como o Teatrama SD e pianista acompanhadora da Orquestra Acadêmica da UFJF. Já trabalhou como produtora no programa Mosaico, transmitido pela TVE; em Marketing e Comunicação na equipe de foguetemodelismo Supernova e na Vila Verde Saúde Mental; contribui como monitora para o ensino de algumas disciplinas audiovisuais no curso de RTVI e produz videoclipes e curtas metragens; em alguns deles já trabalhou como diretora de fotografia e diretora de atores. Além disso, faz cobertura fotográfica e audiovisual de eventos, com captação de imagens e edição. Atualmente é estagiária de produção na agência de publicidade Cubo Propaganda.
Kethleen foi diagnosticada com a doença celíaca (DC) aos 3 anos de idade, após longos períodos internada e com diagnósticos errados. Na época nenhuma instrução ou recomendação médica foi passada para seus pais, além do óbvio “não consumir glúten para o resto da vida”. Isso fez com que sua família não entendesse a gravidade do problema e achasse que o que ela tinha era uma simples alergia.
Devido à falta de orientação não teve o acompanhamento adequado e nem seguiu por completo o tratamento, devido a contaminação cruzada. Seus sintomas clássicos foram embora com o passar do tempo dando lugar aos sintomas atípicos, como dermatite herpetiforme e problemas de tireoide, nunca relacionados à DC pelos médicos e nunca solucionados da maneira correta.
Tudo estava caminhando bem e ao longo do período de produção do documentário Kethleen refez seus exames, 18 anos após o diagnóstico. Lá estava ela, a DC ativa e sem quase nenhum sintoma gastrointestinal. Sua vida virou de cabeça para baixo durante o próprio filme sobre o assunto! Sinal de que ainda é necessária muita luta pela causa! sony vegas pro 16 crack reddit
Abaixo, você pode conferir o Teaser do documentário.
Sobre o documentário
“Comer está entre os maiores prazeres da vida. Seja durante um encontro com os amigos, aquela reunião familiar de domingo ou simplesmente na própria companhia. Mas você já parou para refletir em como é a vida de alguém com restrição alimentar? Já ouviu falar em glúten ou doença celíaca?
O documentário “Não Contém Glúten” aborda algumas questões que envolvem a restrição alimentar, especificamente a Doença Celíaca, a partir da experiência de quatro celíacos. Cada personagem descobriu a condição em um momento diferente da vida: A Ana Luiza descobriu no auge de suas saídas aos bares, aos 19 anos e já havia histórico de problemas com alimentação na infância; A Sabrina descobriu de surpresa em um momento que teve de retirar o glúten da alimentação e viu que todos os seus problemas de saúde haviam sumido e, quando retornou com o glúten na dieta, os sintomas voltaram! As duas fizeram da condição uma saída para a profissão atual: vendem comidas super gostosas na feira É Daqui de Juiz de Fora, a primeira feira sem glúten e orgânica do Brasil. Já a Luciana começou a ter os sintomas durante a sua gravidez e tratou por muito tempo como se tivesse a doença de Crohn, mas finalmente chegou ao diagnóstico correto. y2mate torrent
Um alívio! Por outro lado, bem difícil, pois na época, 20 anos atrás, era necessário importar os produtos, como a farinha, aptos para celíacos! Pouco tempo após o seu próprio diagnóstico, seu filho Filipe, o quarto personagem do filme, teve a sorte de ser diagnosticado ainda criança. Ao crescer encontrou diversas dificuldades, principalmente em relação ao Restaurante Universitário da UFMG, onde estuda. Cada celíaco dedicou o seu tempo para contar a sua história e suas experiências, boas e ruins, que envolvem a DC. Temas como os sintomas, adaptações, contaminação cruzada e episódios em que se contaminaram são abordados.
Além disso, a falta de preparo e conhecimento dos estabelecimentos e empresas para atender os celíacos e dar a segurança necessária é questionada. Com o documentário é possível se identificar em diversas situações e também notar o quanto no Brasil os celíacos ainda não têm o apoio necessário, além da falta de preparo dos profissionais da saúde ao orientar os pacientes.”
Lançamento
O documentário tem previsão para ser lançado no início de 2020 e nós iremos trazer mais informações sobre ele até lá.
Também queremos trazer depoimentos da Kethleen que podem contribuir para que mais pessoas sejam impactadas e que a consciência a respeito da doença celíaca se espalhe.
Siga os perfis oficiais do documentário e da Kethleen no Instagram para acompanhar as novidades sobre o documentário!
Documentário Não Contém Glúten: @naocontemglutendoc
Kethleen Formigon: @keth_formigon
Somos parceiros para essa e outras iniciativas e projetos que levem informações e relevância, impactando positivamente na vida das pessoas!
ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙
#ilergic #receitas #doencaceliaca #semgluten #celiaca #doencaceliacanaoemimimi #documentario #naocontemgluten #saude #glutenfree #glutenfreenaoemimimi