Dicas para Celíacos

Olá, pessoal! Como vocês estão? Aqui é a Kethleen, celíaca há 18 anos e realizadora do documentário Não Contém Glúten (@naocontemglutendoc) e hoje venho conversar um pouquinho com você e dar diversas dicas para celíacos! 

O Natal está chegando e, para muitos celíacos, este será o primeiro ano com a condição, ainda em fase de adaptação. Então preparei uma série de informações para orientar vocês. Se está com dúvidas, medo de cometer algum erro ou ficar excluído, vem comigo!


Ceia fora de casa

Em muitas famílias o costume durante o Natal é ir jantar na casa dos avós ou tios, mas tenha muito cuidado! Nossa condição exige atenção aos mínimos detalhes, que muitas vezes não é compreendido tão bem por nossos parentes. Eles podem achar que “um pouquinho” não faz mal e omitir algum tempero que tenha colocado na comida (Pode ser que esse não seja um risco dentro do seu ambiente familiar, mas como eu mesma já passei por essa situação deixo aqui o alerta). Por isso recomendo que converse bastante com quem for preparar a comida, para tentar mostrar que a Doença Celíaca (DC) é grave e que qualquer quantidade te trará prejuízo mesmo que seu corpo não tenha reação na hora. 

Nesse momento vale fazer mil e uma perguntas sim! Não se sinta como uma pessoa chata que está incomodando! No início você pode até ficar com vergonha e sem graça, mas será através dessas perguntas que você saberá se comerá de forma segura e também como orientar as pessoas ao seu redor. Lembre – se sempre disso! Procure saber quais os ingredientes utilizados, qual a marca dos produtos e vale também pedir foto da embalagem para ter certeza! Assim você consegue ter certo controle da situação e, se algum produto tiver glúten, sugerir o mesmo item de uma marca segura para você! Isso vale também na hora de adaptar as receitas, viu?! Às vezes algumas pequenas adaptações e troca de alguns produtos já farão a diferença e você poderá consumir junto com todos da ceia!


Compras de Natal

Se tem uma coisa boa de fazer é comprar comida, não é mesmo?! Principalmente quando é para uma data com significado para nós! Durante as festas de final de ano normalmente nos planejamos para as compras, pois os mercados sempre ficam lotados e ninguém aguenta ficar horas na fila! Para nós celíacos, ir ao mercado anteriormente é muito importante! Temos sempre que verificar os rótulos e isso exige tempo e paciência para enxergar as letrinhas miúdas… A correria pode acabar fazendo a gente deixar passar algum item prejudicial, então é importante termos concentração e atenção, sabe por quê?

Há uma enorme quantidade de opções do mesmo item, que varia de marca para marca a presença ou não de glúten, como o Chester, por exemplo. Sempre confira o rótulo, pois do último ano para cá, alguns produtos seguros para nós começaram a ter glúten! Nunca continue consumindo algo por costume, sempre confira a embalagem! Elas podem sofrer algumas alterações devido a ingredientes ou processos de fabricação.


Contaminação Cruzada

É claro que frutas e verduras são super saudáveis e podemos sim comer! Mas em um ambiente que tenha pães, tortas, bolos e outros alimentos glutenados, isso é um perigo! Uma única partícula de glúten na sua fruta já é o suficiente para te prejudicar! A isso damos o nome de contaminação cruzada, quando um alimento é naturalmente sem glúten, mas entra em contato com uma partícula da proteína. E infelizmente em um local com muitas pessoas é difícil ter controle da situação, pois nem todo mundo entende a condição. Sempre vai ter aquele tiozão se servindo por cima das comidas e deixando cair algum vestígio de glúten por aí, ou utilizando a mesma faca para cortar tudo, até a sua única comida segura! 

Mas e a contaminação além da comida? Agora vou explicar um pouquinho de como será o meu Natal para você entender sobre a contaminação muito além dos alimentos. Irei passar a data na casa da minha irmã e, felizmente, ela já comprou todos os itens sem glúten! Mas a casa dela é contaminada, então combinamos que irei mais cedo para lá e farei a lavagem tripla nos itens que serão utilizados e tentar proteger as superfícies, para evitar ao máximo a contaminação!

Mas como é que faz essa lavagem?

Você precisará de:

  • 3 buchas/esponjas novas de lava vasilhas
  • Detergente
  • Vinagre
  • Álcool 70


Passo 1: O primeiro passo é tentar descontaminar a superfície da pia: lave a primeira vez com detergente, a segunda vez com vinagre e a terceira e última vez com o álcool 70. Cada lavagem com uma nova bucha!

Mas atenção: superfícies porosas são perigosas, pois não conseguimos fazer a limpeza ideal, então tente outras estratégias, como utilizar uma toalha limpa para apoiar os utensílios, ok?

Passo 2: Separe os utensílios que irá utilizar posteriormente e comece a lavagem na mesma ordem da anterior: primeiro uma bucha e o detergente; segunda bucha e o vinagre; terceira bucha e o álcool 70.


Marmitando no Natal

Marmitar pode gerar desconforto da parte de quem está ainda descobrindo o mundo celíaco, mas pode ser a única opção segura! Se você não se sente confortável em comer fora de casa e com outras pessoas cozinhando, marmite mesmo!! Em caso de datas comemorativas, recomendo que você procure saber quais serão as comidinhas e faça as suas adaptações em casa. Prepare suas marmitas com muito amor e carinho para que você coma tão bem quanto qualquer outras pessoa sem restrição!  Se você não se sentir confortável, seja por julgamento por parte dos outros ou por ter vontade de comer as comidas com glúten, você pode encher o buchinho em casa antes de ir para o evento ou então, lá no local da festa mesmo, comer em um horário diferente das outras pessoas e em um outro lugar para evitar qualquer tipo de constrangimento.

Lembre – se sempre de que temos que nos incluir, independente se vamos fazer mil e uma perguntas, trazer a ceia para a nossa casa (apesar do trabalhão, pode ser uma excelente ideia) ou marmitar. Porém, no início, a adaptação é complicada. Não somos uma maquininha que deixa de ter vontade de comer algo da noite para o dia e nosso psicológico também sofre com a situação, então essas estratégias podem funcionar para você. Pense com quem você estará, como você se sente e escolha qual será ideal para fazer sua noite mais feliz!

Ah, e em relação aos comentários dos outros, mantenha o jogo limpo: tente explicar o que é a DC e suas complicações, essa atitude é muito importante para ajudar na conscientização! Ou então só finge que não está ouvindo aquele parente chato mesmo! Não gaste suas energias com quem você sabe que nunca irá entender!


Espero que essas dicas para celíacos tenham ajudado e que o final de ano seja lindo, sem glúten e sem contaminação cruzada para todos nós!

Se você ainda não sabe o que é Doença Celíaca, confirma nosso artigo completo sobre o tema.

Siga o perfil do instagram @naocontemglutendoc, nos envie sugestões e voltaremos ano que vem com mais conteúdos e dicas incríveis! Boas festas e um excelente 2020!


ilergic – Saúde Além do Rótulo 💙

#ilergic #dicas #glutenfree #semgluten #doençacelíaca